terça-feira, 28 de julho de 2020

O HOMEM DO CHAPÉU DE “PAIA”


O chapéu é milenar cuja origem data do ano 2000 a.C., idealizado na Antiga Grécia como objeto de proteção da cabeça nas freqüentes viagens. Com o passar de incontáveis gerações o chapéu foi ganhando novas formas, atavios e popularidade. Na atualidade é comum o uso indumentário do chapéu de palha em apresentações culturais e outros hábitos, os quais, são mais dominantes no meio das pessoas simples e menos aquinhoadas.

Essa base da pirâmide social sempre é o alvo daqueles políticos inescrupulosos por achar que a necessidade domina seus instintos naturais, os tornando presas fáceis para massa de manobra. O olhar desses políticos frios e calculistas diante dessa camada social é fugaz tal qual o olhar de um gato ladrão.

Tomem cuidado, senhores!

O golpe começa com um tapinha nas costas; abraços e beijos nas crianças, depois suspende e a coloca aos ombros; entra casa a dentro, do pobre, e toma uma xícara de café do bule que tá esquentando encostado nas trempes com brasa; por fim, com gestos de compadrio toma-lhe o CHAPÉU DE “PAIA”, coloca na cabeça e sai cheio de usura e espreita.

Olhem aos redores e vejam O HOMEM DO CHAPÉU DE “PAIA”, velho oligarca, que não tá nem aí para o funcionalismo público municipal, incluindo os contratados; nem aí para o lixão a céu aberto, a menos de 2 km da periferia da cidade, emitindo alto índice de poluentes microbianos na cidade e arredores; nem aí para a construção de um matadouro obedecendo critérios técnicos e ambientais além de desonerar o preço da carne; nem aí para enxugar a folha de pagamento expurgando fantasmas e reclassificando quem trabalha com salários justos em dia; nem aí pra reverência aos mortos e suas famílias limpando e estruturando os cemitérios onde jazem em sono eterno; nem aí para tudo ... É um descalabro total!

Esse seu doutor ainda se dá ao luxo de pôr um CHAPÉU DE “PAIA” na cabeça, esbanjando um devaneio incomum e tentando transparecer um homem do povo. Esse gesto não engana mais ninguém. O chapéu já foi símbolo de nobreza: Charlie Chaplin, notável comediante britânico, usava chapéu compulsivamente.

Portanto deixe de engalobar o povo!

O chapéu merece respeito!




quinta-feira, 23 de julho de 2020

IRREVERÊNCIA AOS MORTOS



É indescritível a insensatez de certas pessoas cuja atividade é voltada para a política. A política é uma ciência social focada no sentido de governar.

Os cargos políticos são transitórios e têm responsabilidades com as coisas públicas, haja visto que, nos primórdios, a ideia de Estado surgiu da necessidade de se criar um organismo para cuidar das pessoas.

Muitos confundem que aquilo que é público não tem dono, bem como, aqueles que estão ocupando cargos são verdadeiros donos. Você,gestor público,que se arvora tanto fique certo que tudo que é público só tem um dono, o povo.

Todos os dias se faz um olhar panorâmico sobre essa gestão,oligarca de Tuntum,com o intuito de mostrar à população alguma coisa plausível e para decepção de todos o que se ver é “a ponte do rio que cai”; são escolas abandonadas; é o funcionalismo público municipal sendo tratados como barnabé; é os contratos discriminados com salários atrasados, e, sem seus direitos reconhecidos; é coisa que não acaba mais!

Ademais, é chocante vê um vídeo onde mostra o cemitério Aroeira  completamente tomado pelo mato. Veja a narrativa do interlocutor:


 - “Olha aí, aqui é o cemitério de Tuntum, o prefeito não tem coragem de roçar, passa a semana todinha gastando dinheiro com foguete, se aqui precisar morrer alguém vai ter que vir um dia antes pra fazer as aredas, agora pra querer tomar terreno dos ôto, tava fazendo o pique pra tomar terreno dos ôto, o que é o principal qui fazer é vir roçar pelo meno entre os túmulo ele não tem coragem de fazer. Quer eleger o sucessor dele. Tá vendo aí a situação do cemitério. Se você quiser vir você tem que trazer um facão bem amolado se não não tem condição de você entrar aqui no cemitério.” (depoimento por escrito do vídeo)

É notável a perplexidade dessa pessoa simples que fez esse desabafo nesse vídeo. Na verdade todos aqueles que têm seus entes queridos lá sepultados,gostariam que fossem melhor reverenciados por toda a posteridade até a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo, no dia do arrebatamento.
Os cemitérios devem ser mantidos bem limpos e bem estruturados!
                 Não é por falta de dinheiro, veja abaixo essa licitação, uma delas.
É preciso se abster da IRREVERÊNCIA AOS MORTOS!



terça-feira, 21 de julho de 2020

IMAGEM DO DIA, SEMPRE ASSIM!


Tristes realidades! Varias reformas já foram feitas neste local (RUA FREDERICO COELHO) e nada resolvido... Brincar mesmo de fazer reforma nas ruas e avenidas de TUNTUM MARANHÃO. Segundo que foi repassado ao editor desta pagina, há meses que vem incomodando com mau cheiro se que moradores podem ficar em suas portas... Como sempre digo AQUI É TUNTUM MARANHÃO CIDADE QUE TUDO PODE!



SORRISO AMARELO


No decorrer de uns dez dias atrás, vazou um anúncio de “pé de ouvido”, que Tuntum teria uma surpresa revolucionária, a ser anunciada, na segunda-feira (20). Esse dia é estratégico para quem quer contar com o aglomerado de pessoas que costumeiramente vão à feira a negócios.

O povo ficou apreensivo e o cochicho contagiava a todos, pois, o segredo era de causar inquietação.

A animosidade poderia ser comparada a chegada, do engenheiro aeroespacial norte-americano Neil Amstrong, à lua, em 1969.

Por fim chega “o grande dia, o dia D”!Não passou de espetáculo pirotécnico de uma claque ilusório, ao fundo sonoro, uma gravação do prefeito Cleomar anunciado um programa “Aqui tem Obra”.

A graça não pegou, o que se viu mesmo foi os mais animados com o SORRISO AMARELO estampado no rosto, tipo aquela piada contada sem graça que as pessoas sorriem para agradar o interlocutor.

Ora, minha gente, pasmem! Tá na cara que esse espetáculo não passa de engodo. Se quisesse trabalhar teriam feito o matadouro que foi desativado pelo MP por não ter condições mínimas de higiene para funcionalidade; se quisesses trabalhar teriam edificado as pontes do Mil Réis; se quisesse trabalhar teriam resolvido o problema do lixão, localizado a menos de 2 km, da periferia da cidade que vem sendo alimentado inclusive com rejeitos hospitalares, por décadas; se quisesse trabalhar manteria o pagamento do funcionalismo público municipal em dia além de salários justos; é bom lembrar que os contratados também têm seus direitos previstos em Lei.
Se fosse elencar apenas a obra estruturante passaria um mês!

Dito isso, infere-se, portanto que o sonhado dia “D”não passou de uma lorota queestampou no rosto dos participantes um forçado SORRISO AMARELO.

Senhores, o tempo de amarrar cachorro com linguiça já passou, se querem um Tuntum pujante,

#VemPraCá!


segunda-feira, 20 de julho de 2020

O PEQUENO GIGANTE


A verbalização desse paradoxo traz a compreensão conotativa de atributos incomuns. __Como pode um pequeno ser gigante! O inverso vai na mesma direção, porém, é como diz o dito popular: “Tamanho não é documento”.
No regionalismo político maranhense, precisamente, nos meandros da microrregião do Alto Meariam e Grajaú o jovem empresário Fernando Pessoa, domiciliado em Tuntum-Ma.entra para sua primeira disputa ao cargo de Deputado Estadual, na eleição passada, conquistando nas urnas expressiva votação. Conseguiu superar com folga até velhos políticos que apregoam não conhecer derrota.
Antes, havia participado do Comando de Campanha do atual prefeito de Barra do Corda com êxito singular e notoriedade. Sempre se destacando, tendo participação profícua, na política, e agora com o mandato de Deputado Estadual, nesse momento enseja alçar ao pódio de O PEQUENO GIGANTE.
Homem de estatura pequena, mas grande nos ideais o jovem Deputado Fernando Pessoa, pré-candidato a prefeito de Tuntum, está fazendo a diferença. Não tenha dúvida que sua generosidade e simplicidade será um marco renascentista na história política dessa cidade, pois, da sede ao Sertão; dos bairros aos rincões o sentimento de esperança está cravado no peito de cada homem; cada mulher; cada jovem e cada criança. É o povo unido por dias melhores.
O PEQUENO GIGANTE não veste armadura na hora de lutar, sua única arma com potencial garantidor da vitória, em combate aos arroubos, é o seu sorriso e sua genialidade.
O Mil Réis chamou ontem (19), e o Fernando chegou junto e segue em festa por todo o dia de hoje, domingo. É alegria que não acaba mais! Esse bairro tem grande percentual populacional, precisa de políticas públicas pra melhorar a qualidade de vida de sua comunidade; tem grande trafegabilidade por todas as artérias adjacentes, e, é ligado ao Centro por uma ponte de madeira que vem sendo remontada desde a emancipação. Parece a “Ponte do Rio que Cai”. Espera-se que num futuro próximo seja demolida para dar lugar a uma outra edificada com concreto. A comunidade do Mil Réis precisa e a cidade merece.
Juntos:
#AMUDANÇA
#ÉAGORA








sábado, 18 de julho de 2020

MULHERES EM AÇÃO


Sexta-feira (17), às 19:00h,deu-se início ao encontro de uma FRENTE DEMOCRÁTICA DE MULHERES, de Tuntum, na residência do casal, o Eminente Deputado Estadual Fernando Pessoa e sua esposa Érika Costa Pessoa, objetivando discutir assuntos atinentes ao momento político. Foi um momento insólito! A esperança viva contagiou a multidão! O entusiasmo alçou as estrelas!
Dizia o renomado cantor e compositor Chico Buarque de Holanda: “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Quando fustigadas não choram...” Eis que essa frente, formada por mulheres obstinadas, entram em campo de batalha empunhando, no seu ser, o alusivo pendão com o lema MULHERES EM AÇÃO. Salve! Salve!
Compareceram a esse encontro mais de trezentas mulheres e foi coordenado pela senhora Érika Pessoa, mulher auspiciosa, de ações irrepreensíveis no enfrentamento aos desafios, com equilíbrio e persuasão.
O ponto auto desse encontro se deu nas convergências de engajamento na campanha e nos novos conceitos que servirão de base para implementação de uma metamorfose no âmbito de uma provável gestão municipal.
O foco foi e sempre será ouvir o povo, cumprindo dessa forma o que versa A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:
Art.1º parágrafo único. Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Outrossim, ressalta-se, o povo será trazido para o centro dos debates, em ulteriores oportunidades, para manifestar  seus pleitos.
Nesse sentido as mulheres deram a largada a uma série de eventos que acontecerão à posterior.
Observamos ainda que:
#AMUDANÇA
#ÉAGORA












quarta-feira, 15 de julho de 2020

A BOLHA MEGALÔMANA TÁ MURCHANDO, TUNTUM


A Bolha do político que vai mal
Muitas pessoas não se dão contas de que somos apenas o que somos e não o que queremos ser.
Em tempos de pandemia adota-se a máscara como um dos meios de conter o contágio, todavia em muitas pessoas a máscara está caindo. Trata-se daqueles políticos reacionários, associados por simbiose com apaniguados, em detrimento da cidadania. Para essa gente a política é a arte de enganar. Nestes tempos de eleições se apresentam como pessoas simples e com soluções para tudo. Dão eco à redenção e a prospecção com gritos estridentes: “vou fazer!” Por trás dessas mesuras se escondem a prepotência, o glamur...pois quando se elegem perdem toda racionalidade e assumem uma compostura de “Deuses do Olimpo” (autocráticos); soma-se a isso luxos nas áreas nobres e finas das belas cidades; etiquetas; restaurantes caros onde consomem pratos finos tais como almôndegas cozidas a vapor com molho de alcaparra etc.
Assim têm sido os dias comandado por essa oligarquia que comanda Tuntum por quase três décadas e deixa um legado reprovável em todas as áreas, cita-se: Adm, Concursados impedidos de tomar posse; Meio Ambiente, um monumental lixão a céu aberto; Educação, professores esforçados mas desestimulados por fatores básicos; Saúde deficiente;(...). Por essas gestões pífias A BOLHA MEGALÔMANA TÁ MURCHANDO, TUNTUM.
A cada dia as adesões pró-Fernando Pessoa se intensificam. O Jovem Deputado é anti-establishment, está elaborando um Plano de Gestão arrojado e factível, onde o poder é meio e o povo é fim.
É bom enfatizar que o Poder Legislativo Municipal precisa sair fortalecido desse pleito para bem representar o povo, e garantir a governabilidade ao prefeito na forma da Lei. Com o mais elevado propósito o Carlinhos Tiburcio coloca seu nome como pré-candidato àquela augusta casa.
Não há mais tempo a perder, Tuntum terá prosperidade e será terra de oportunidades porque:
#AMUDANÇA
#É AGORA

terça-feira, 7 de julho de 2020

SOFISMAS E A DERROCADA


Há pouco mais de três meses das eleições municipais a movimentação dos políticos, junto ao povo, tem sido resiliente; pois, a pandemia alterou drasticamente a rotina das pessoas, em todo o mundo.
Nessa nova atmosfera é fundamental que os políticos sejam idiossincráticoshonestos, competentes, dinâmicos... o povo está atento ao bom escrutínio. Como diz o provérbio: “À mulher de César não lhe basta ser honesta, tem também de parecê-lo”.
 A honestidade nos dias de hoje é o mais raro capital político!
É sempre bom focar à enfadonha oligarquia que domina Tuntum nas últimas três décadas, liderada pelo atual prefeito Cleomar, tendo em vista que precarizou a gestão através de sofismas e casuísmo. Só pra lembrar o funcionalismo público municipal sempre foram tratados como barnabé, além do mais sempre receberam seus vencimentos com atraso; os concursados continuam com seus atos de nomeações sendo protelados...
Esse é o status quo!
A Bíblia nos ensina assim: “Porquanto não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”. (Lucas 8:17). Esse tempo chegou! A derrocada é vista até por aqueles que tentam enganar-se.
Chega!
De tanto sentir aviltado por gestores insidiosos o povo cansou e agora busca um novo caminho que lhe restabeleça o sonho e que aviva a chama da esperança.
Não é à toa que o Deputado Estadual e pré-candidato a prefeito da maltratada Tuntum tem sido convidado a vários chás, cafés e outros eventos de confraternização e apoio ao seu projeto político. Tem sido assim em todos os cantos desse município, porém, o sertão tem sido promovido de coadjuvante a condição de protagonista da grande vitória que estar por vir.
É relevante registrar que o Deputado Fernando tem sido um propulsor da quebra dos velhos paradigmas e solicito no desempenho de suas funções legislativas, objetivando contribuir para o desenvolvimento do estado e melhorar a qualidade de vida de sua gente.

À oligarquia só resta dizer: “PEGUE O SEU BANQUINHO E SAIA DE MANSINHO!”


quarta-feira, 1 de julho de 2020

CAMARA APROVA PEC QUE ADIA PARA NOVEMBRO ELEIÇÕES DESTE ANO


Calendário previa eleições nos dias 4 e 25 de outubro; PEC adia primeiro turno para 15 de novembro e o segundo, para 29 de novembro. Texto será promulgado nesta quinta (2).

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.
Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.
O texto-base foi aprovado em primeiro turno por 402 votos a 90 (houve 4 abstenções). No segundo turno, a PEC foi aprovada por 407 votos a 70 (houve 1 abstenção).
O texto já foi aprovado pelo Senado e seguirá para promulgação, pelo Congresso Nacional. A sessão está marcada para a manhã desta quinta-feira (2).
Na votação em primeiro turno, os deputados aprovaram dois destaques, isto é, modificações no texto. No entanto, técnicos da Câmara explicaram que as mudanças não exigirão que o texto volte para nova análise do Senado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem defendido o adiamento como medida para minimizar o risco de contágio da doença, mas desde que seja ainda para este ano.
 Data-limite
Caso um município ou estado não apresente condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas para a realização do pleito, tendo como data-limite o dia 27 de dezembro de 2020.
Inicialmente, a proposta aprovada pelos deputados previa que, no caso dos municípios nesta situação, caberia ao TSE definir nova data. No entanto, os parlamentares aprovaram um destaque para modificar a PEC e deixar a regra igual à dos estados.
Outra mudança aprovada foi a supressão de um dispositivo que dizia que caberia ao TSE promover a adequação das resoluções anteriores ao novo calendário. Com isso, o entendimento é que qualquer adequação precisará passar pelo Legislativo..
Outros pontos
Saiba outros pontos previstos na PEC:
·         Registro de candidaturas: O prazo atual é até 15 de agosto. Pelo texto, os partidos poderão solicitar à Justiça Eleitoral o registro dos candidatos até 26 de setembro;
·         Convenções: Hoje, o calendário eleitoral determina que as convenções dos partidos para a escolha de candidatos aconteçam entre 20 de julho e 5 de agosto. Pela PEC, o prazo passa a ser entre 31 de agosto e 16 de setembro e por meio virtual;
·         Propaganda: A PEC altera ainda trecho da legislação eleitoral que proíbe publicidade institucional nos três meses anteriores ao pleito. Pelo texto aprovado, as prefeituras poderão, no segundo semestre deste ano, fazer publicidade institucional de atos e campanhas dos órgãos públicos municipais destinados ao enfrentamento à pandemia do coronavírus e à orientação da população quanto a serviços públicos e a outros temas afetados pela pandemia. Eventuais condutas abusivas serão apuradas.
Datas
A proposta fixa datas para a realização de eventos relacionados à campanha eleitoral. Pelo texto:
·         a partir de 11 de agosto: as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
·         entre 31 de agosto e 16 de setembro: prazo para a realização das convenções para escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações;
·         até 26 de setembro: prazo para que os partidos e coligações solicitem à Justiça Eleitoral o registro de candidatos;
·         após 26 de setembro: prazo para início da propaganda eleitoral, também na internet;
·         a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;
·         27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;
·         até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;
·         até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

  Por Fernanda Calgaro, Luiz Felipe Barbiéri e Sara Resende, G1 e TV Globo — Brasília




ZÉ DA MATA VENCE O COVID-19


Hoje, (01/07), depois de 21 dias de internação por conta da COVID-19, Meu Pai, José Justino e Silva, (Zé da Mata), recebeu alta do hospital Socorrão, de P. Dutra, tendo vencido essa moléstia.
Foram dias angustiantes, sem nenhum contato com a família. Essa praga asiática assusta amigos! A emoção de ver meu pai vencer esta batalha foi muita, e, o sentimento de gratidão ainda maior.
Para a nossa família foram dias angustiantes, difíceis e muitas vezes dolorosos, mas sempre confiamos que tudo ia dar certo, acreditando na força e na coragem do nosso pai e na bênção de Deus.
Antes de deixar o hospital, meu pai com seus 84 anos, muito lúcido, exibindo um cartaz em mãos, reservou um momento para fazer uma foto com a equipe médica e claramente no seu rosto aflorava sentimento de gratidão pela superação deste momento tão difícil. “Graças a Deus eu venci o COVID”, dizia o cartaz. Sem dúvida, RAIOU UM NOVO DIA! As palavras resumiam e deixavam registrada a trajetória dos longos dias de internação, de tratamento, onde ele não podia receber a visita de seus entes queridos, tendo os profissionais responsáveis pelo seu cuidado, como sua única companhia. Somos muito gratos ao hospital, pelos profissionais que atuaram durante todo o tratamento e recuperação do meu pai. Com muito profissionalismo todos os dias eram passadas informações clínicas seguras, tranqüilas, deixando assim, todos nós, um pouco menos angustiadas, sabendo que o tratamento era doloroso, mas que aos poucos, meu pai ia se recuperando. O processo é lento, porém, a cada dia, ele reagia e evoluía um pouco.
O carinho, atenção e dedicação dos profissionais fazem a diferença durante esse martírio, não só no atendimento, mas na vida dos pacientes e familiares. Quero agradecer a todos esses profissionais, desde as recepcionistas, equipe de Enfermagem e equipe Médica. Parabéns pelo profissionalismo imensurável! Vale ressaltar que, esses anjos de branco que põe a própria vida em risco para salvar seus semelhantes, merecem, após essa pandemia, desfilarem em todos os quadrantes do nosso país, em carro de bombeiros como reconhecimento dessa incessante luta e o êxito logrado.                   
Que Deus abençoe esses mensageiros divinos que se vestem de branco e que, os anjos permaneçam acompanhando cada um desses trabalhadores da saúde para que possam sentir a presença de Deus em seus corações e em suas vidas nos momentos de labuta.                               
DEUS ACIMA DE TUDO!
Por Remy da Mata


FUNDEB 2020 FECHAMENTO DO 1º SEMESTRE ULTRAPASSA 14,7 MILHÕES DE REAIS EM TUNTUM MARANHÃO


Uma realidade que se alastra anos aqui em TUNTUM MARANHÃO, servidores contratados das folhas: 60 % e 40 % vêm sendo lesados referente aos seus vencimentos, os mesmos estão com 02 (dois) meses praticamente sem receber seus salários.
Sendo que não é por falta de dinheiro, o repasse é feito integralmente pelo Governo Federal, o descontrole com a finalidade deste recurso tem sido por meio do gerenciamento aqui mesmo na SEMED. Tendo em vista inúmeras pessoas (FANTASMAS) recebendo sem prestar serviço na mesma e o dinheiro caindo nas contas dos mesmos mensalmente em dias e quem trabalha fica sem receber seus vencimentos. Como sempre afirmo “AQUI É TUNTUM CIDADE QUE TUDO PODE” (Carlim Tiburcio). Sabemos que temos um conselho pra fiscalizar esse recurso, sendo que esse ano se quer tivemos uma reunião pra fazer as prestações do mesmo... até quando iremos conviver com essa realidade!