“Pode ser que você não saiba, mas copiar algum texto completa ou parcialmente, sem dar os devidos créditos, ou sem a autorização do autor é crime com pena prevista em lei. O Código Penal tem uma sessão que trata especialmente dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual.
Quem produz algo é autor e dono daquela produção, qualquer coisa escrita, dirigida, produzida por alguém é de sua propriedade, isso é a propriedade intelectual. Copiar essas ideias sem a permissão do autor é crime, pois isso configura uma forma de roubo e roubar ideias é plágio, e plágio é crime. “Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio.”
Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
ESSE FRAGMENTO ABAIXO É UM PLÁGIO DO TEXTO ORIGINAL QUE O SEGUE. Confira:
O TEMA QUE TUNTUM CONHECE, É DA PAZ.
Descobri que Deus mora onde há paz.
Aprendi a fechar a porta da alma e esquivar os olhos para os sentimentos mesquinhos e assuntos ruins que circulam por aí envolvendo minha história e meu nome. Meu coração não merece essa carga. E como é grande a carga de quem carrega negatividade (nossa ou dos outros). Aprendi a fingir que não vejo, não escuto, não sei. Porque através dessa escolha, eu consigo caminhar e ajudar meu povo, minha cidade, meus conterrâneos. Aprendi a não voltar na mesma tecla, seguir adiante e não olhar só para meus próprios pés. Aprendi a olhar o outro, enxergar o mundo e passei a ver e sentir melhor a mim mesmo. Aprendi que é melhor caminhar descalço da soberba e desarmado do rancor pelos caminhos de paz, de amor, de bondade, gentilezas e verdades. E, isso, a gente só aprende se machucando e sendo machucado, por muitas vezes. Só assim consegui descobrir que a frase mais certa a ser usada, quase sempre é o silêncio. Abstrai. Finge que não entendeu. Finja que nem é contigo. Continue seu caminho.
O TEMA da nossa caminhada é PAZ e AMOR.
TEXTO ORIGINAL
Cleonio Dourado: Já não estou mais na idade de guardar...
Já não estou mais na idade
de guardar raiva ou levar esse ou outro sentimento negativo adiante. Pesa
demais. Com o tempo aprendi a encarar o mundo de uma forma muito mais simples,
bem mais leve.
Descobri que Deus mora onde há paz.
Aprendi a fechar a porta da alma e esquivar os olhos para os sentimentos mesquinhos e assuntos ruins que circulam por aí. Meu coração não merece essa carga. E como é grande a carga de quem carrega negatividade (nossa ou dos outros). Aprendi a fingir que não vejo, não escuto, não sei. Aprendi a não mais voltar na mesma tecla, seguir adiante e não olhar só para meus próprios pés. Aprendi a olhar o outro, enxergar o mundo e passei a ver e sentir melhor a mim mesmo. Aprendi que é melhor caminhar descalço da soberba e desarmado do rancor pelos caminhos de paz, de amor, de bondade, gentilezas e verdades. E isso a gente só aprende machucando e sendo machucado, por muitas vezes. Só assim consegui descobrir que a mais frase certa a ser usada, quase sempre é o silêncio. Abstrai. Finge que não entendeu. Finja que nem é contigo. Continue seu caminho.
Deus faz morada onde há paz. Melhor assim, bom pra você, perfeito pra mim. Pontos finais e boca calada interrompem tantos futuros desgostos, tantas inimizades, tanta falta de perdão. Uma palavra dura nunca vai nos fazer ter razão. Tua ira nunca vai te fazer certo. Exaltação somente aumenta qualquer discórdia. Silencie o coração. Abrande o olhar. A boca fala do que está cheio a alma. Esvazie-se do negativo, do pessimismo, do ódio. Pra quase tudo existe perdão e para o que talvez se torne imperdoável, existem os desvios da vida. Ignore, afaste-se, esqueça. Faça o que for preciso, mas jamais leve sua raiva adiante.
Procure ter motivos para fazer o bem, nunca pense em querer revidar o mal e aprenda que não importa o quanto você se importe ou não se importe, só é magoado quem quer ser, só é angustiado quem quer ser, só está triste e carregado de inimizades quem deseja estar. Eu estou em paz e a desejo pra você também. A gente só evolui conforme aprende a dominar a capacidade de poder controlar nossos ouvidos, nossas palavras e nossos atos.
Queira ser a calma que
refrigera a alma. Queira ser o silencio que diz mais que todas as palavras.
Queira ser a paz onde Deus faz morada.
Cleonio Dourado
Tentaram, através deste plágio, canonizarum energúmeno, todavia, seria mais prudente compará-lo a um aiatolá xiita.
QUEM
FATURA NAS COSTAS DOS OUTROS É TROPEIRO.

Parabéns! Texto sábio e Edificante!
ResponderExcluir