terça-feira, 4 de agosto de 2020

A REDENÇÃO DO SERTÃO, TUNTUM


Cresce exponencialmente o entusiasmo do bravo homem do Sertão,na busca de uma perspectiva que lhe proporcione dignidade e cidadania.

Euclydes da Cunha ressaltou, em seu livro Os Sertões (Campanha de Canudos), uma das frases emblemáticas da Literatura Brasileira “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.”

Na verdade, o sertanejo é uma figura lendária nesse mundão de meu Deus. É um homem obstinado que não foge à luta, de jeito nenhum. Nesse momento figuram entre os mais exaltados por uma mudança radical, nos métodos nefastos, conduzidos por uma oligarquia que vai do nada à lugar nenhum.

O sertão tuntuense é formado por grandes povoados, sendo sua  população  a segunda do município ficando atrás somente da sede.

Nessa zona rural existem muitas famílias tradicionais que sonham com o desenvolvimento e o progresso: Escolas de qualidade; estradas; postos de saúde, com atendimento básico; água, ou seja, coisas factíveis que todas comunidades deveriam usufruir... Cuja presença do poder público é fundamental para  que os sertanejos possam empreender melhor seus mecanismos de produção.

Esses bravos “cabra da peste”,  como disse  o rei do baião, Luiz Gonzaga, em suas mais lindas canções, têm como base econômica a agricultura e pecuária ambas extensivas.

Com a grande mudança que todos acreditam que virá, com o expurgo desses políticos aproveitadores e sem compromisso com o povo, o sertão verá A SUA REDENÇÃO e será um celeiro de prosperidade. Pois cada raio do sol e cada gota de orvalho será mais producente que o ouro de Ofir; [sobre Ofir há passagens bíblicas]. Haja maravilha!

É um novo tempo que está próximo. Chega de ouvir mentiras, chega de corrupção, chega de demagogia!

O sertanejo não pensa em outra coisa é  só na mudança histórica. Nelson do Nanxi e família, foi um dos precursores da mudança que está se aproximando, viva o São Lourenço! Com o mesmo entusiasmo veio o Sérgio do Nanxi, Sônia e outras lideranças; viva o São Joaquim! Com grito de liberdade vieram Batata, Teixeira, Anildo, Edilsone descerrou a placa da edificação da honorabilidade o impávido Galego da Santa Rosa e dona Nice, o Galego não é moleza e é um homem inspirador.

Em nome dessas lideranças do Alto Sertão saúda-se todos aqueles que acreditam no projeto do Deputado Fernando Pessoa. Não tenha dúvida que a conjuntura será um marco histórico na história de Tuntum.

É relevante informar que as obras eleitoreiras do prefeito Cleomar, segundo populares, serão desmoronadas nas próximas chuvinhas das mangas e caju.

Portanto não se deixe enganar e,
Vem Prá Cá. Aqui é só alegria!

Viva o sertão! Viva os sertanejos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário