sábado, 29 de agosto de 2020

A MÁXIMA, “DEPOIS DE NÓS É NÓS DINOVO”, QUE VIROU MÍNIMA

 

A infinda musculatura política incrustada no imaginário daqueles que se julgam deuses do O limpo está se definhando surpreendentemente. A idéia fundamental dos figurões autocráticos seria criar um projeto de poder perpétuo, capaz de inviabilizar a menor chance de serem destronados por adversários através de qualquer força política.

E haja desafios!

Os incautos zombavam de tudo e de todos gracejando com A MÁXIMA, “DEPOIS DE NÓS É NÓS DINOVO”, QUE VIROU MÍNIMA.

Toda a perspicácia do prefeito Cleomar, ora no poder, que se intitula oráculo da política local, não permite que ele imagine um dia aparecer alguém com virtudes, coragem, liderança e popularidadecapazde derrotá-lonas urnas.

Enquantoo mentor da obra maquiavélica que desviava a atenção do povo com o casuísmo, aprática do engodo e alimentava a demagogia com o espetáculo do “pão e circo”, o seu calcanhar de Aquiles, Fernando Pessoa, se encontrava a caminho, pela divina providência, para destruir esses impropérios e dar alento ao povo.

Este jovem foi enviado para libertar o seu povo desse jugo maldito alimentado pelo egocentrismo de um político, ora prefeito, que já domina essa cidade de Tuntum por quase três décadas se tornando um insano pelo poder. Tuntum se tornou a cidade dos escândalos administrativos dessa gente!

É importante deixar claro que o Deputado licenciado Fernando Pessoa é o PEQUENO GIGANTE que veio mostrar para esse donatário totalitário com quantos paus se faz uma cangalha; que Tuntum só tem um dono, o povo; que a partir de 1º de janeiro de 2021 o lema será: TUNTUM PARA OS TUNTUENSES.

Avante povo impávido!

Oligarquia nunca mais!

#QueroONOVO

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

PLÁGIO É CRIME E MENTIR É PECADO


“Pode ser que você não saiba, mas copiar algum texto completa ou parcialmente, sem dar os devidos créditos, ou sem a autorização do autor é crime com pena prevista em lei. O Código Penal tem uma sessão que trata especialmente dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual.

Quem produz algo é autor e dono daquela produção, qualquer coisa escrita, dirigida, produzida por alguém é de sua propriedade, isso é a propriedade intelectual. Copiar essas ideias sem a permissão do autor é crime, pois isso configura uma forma de roubo e roubar ideias é plágio, e plágio é crime. “Na lei existem algumas especificações sobre o crime de plágio.”

Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

ESSE FRAGMENTO ABAIXO É UM PLÁGIO DO TEXTO ORIGINAL QUE O SEGUE. Confira:

O TEMA QUE TUNTUM CONHECE, É DA PAZ.

Descobri que Deus mora onde há paz.

Aprendi a fechar a porta da alma e esquivar os olhos para os sentimentos mesquinhos e assuntos ruins que circulam por aí envolvendo minha história e meu nome. Meu coração não merece essa carga. E como é grande a carga de quem carrega negatividade (nossa ou dos outros). Aprendi a fingir que não vejo, não escuto, não sei. Porque através dessa escolha, eu consigo caminhar e ajudar meu povo, minha cidade, meus conterrâneos. Aprendi a não voltar na mesma tecla, seguir adiante e não olhar só para meus próprios pés. Aprendi a olhar o outro, enxergar o mundo e passei a ver e sentir melhor a mim mesmo. Aprendi que é melhor caminhar descalço da soberba e desarmado do rancor pelos caminhos de paz, de amor, de bondade, gentilezas e verdades. E, isso, a gente só aprende se machucando e sendo machucado, por muitas vezes. Só assim consegui descobrir que a frase mais certa a ser usada, quase sempre é o silêncio. Abstrai. Finge que não entendeu. Finja que nem é contigo. Continue seu caminho.

O TEMA da nossa caminhada é PAZ e AMOR.

TEXTO ORIGINAL

Cleonio Dourado: Já não estou mais na idade de guardar...

Já não estou mais na idade de guardar raiva ou levar esse ou outro sentimento negativo adiante. Pesa demais. Com o tempo aprendi a encarar o mundo de uma forma muito mais simples, bem mais leve.

Descobri que Deus mora onde há paz.

Aprendi a fechar a porta da alma e esquivar os olhos para os sentimentos mesquinhos e assuntos ruins que circulam por aí. Meu coração não merece essa carga. E como é grande a carga de quem carrega negatividade (nossa ou dos outros). Aprendi a fingir que não vejo, não escuto, não sei. Aprendi a não mais voltar na mesma tecla, seguir adiante e não olhar só para meus próprios pés. Aprendi a olhar o outro, enxergar o mundo e passei a ver e sentir melhor a mim mesmo. Aprendi que é melhor caminhar descalço da soberba e desarmado do rancor pelos caminhos de paz, de amor, de bondade, gentilezas e verdades. E isso a gente só aprende machucando e sendo machucado, por muitas vezes. Só assim consegui descobrir que a mais frase certa a ser usada, quase sempre é o silêncio. Abstrai. Finge que não entendeu. Finja que nem é contigo. Continue seu caminho.

Deus faz morada onde há paz. Melhor assim, bom pra você, perfeito pra mim. Pontos finais e boca calada interrompem tantos futuros desgostos, tantas inimizades, tanta falta de perdão. Uma palavra dura nunca vai nos fazer ter razão. Tua ira nunca vai te fazer certo. Exaltação somente aumenta qualquer discórdia. Silencie o coração. Abrande o olhar. A boca fala do que está cheio a alma. Esvazie-se do negativo, do pessimismo, do ódio. Pra quase tudo existe perdão e para o que talvez se torne imperdoável, existem os desvios da vida. Ignore, afaste-se, esqueça. Faça o que for preciso, mas jamais leve sua raiva adiante.

Procure ter motivos para fazer o bem, nunca pense em querer revidar o mal e aprenda que não importa o quanto você se importe ou não se importe, só é magoado quem quer ser, só é angustiado quem quer ser, só está triste e carregado de inimizades quem deseja estar. Eu estou em paz e a desejo pra você também. A gente só evolui conforme aprende a dominar a capacidade de poder controlar nossos ouvidos, nossas palavras e nossos atos. 

Queira ser a calma que refrigera a alma. Queira ser o silencio que diz mais que todas as palavras.

 Queira ser a paz onde Deus faz morada.

Cleonio Dourado

Tentaram, através deste plágio, canonizarum energúmeno, todavia, seria mais prudente compará-lo a um aiatolá xiita.

QUEM FATURA NAS COSTAS DOS OUTROS É TROPEIRO.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O HOMI DO CHAPÉU DE PAIA NÃO QUIS MAIS O CHAPÉU; DO DIDA TEMA EXCLUÍRAM O TEMA

Parece que não têm funcionado as filigranas políticas, arquitetadas lá para as  bandas da casa mal-assombrada à margem esquerda do piscinão.

O povo compreendeu o momento político e sabe que cada homem, cada mulher e cada jovem, é dono de si mesmo. Sabe também que nosso país tem uma Democracia consolidada e um Estado Democrático de Direito pacificado, não permitindo, entretanto a coação nem a opressão sobre qualquer pretexto.

No apogeu dessa oligarquia autoritária os mandatários tratavam seus cidadãos comuns como serviçais enganados com migalhas. Isso não é distribuição de renda e sim clientelismo barato. Enquanto isso cupinchas dilapidavam a máquina pública. É necessário que se diga que esse poderio durou décadas sobre os mais contundentes desafios que cabem citar alguns: “O homem que não conhece derrota, era a máxima; Vocês são masoquistas gostam de sofrer; Vêm enquanto as portas estão abertas porque depois que se fecharem têm que vir de joelhos”.Isso é desonestidade intelectual. Aliás, é mau-caratismo a toda prova. Só esqueceram que tudo nesse mundo muda.

Certa vez disse o presidente Norte-Americano, Abraham Lincoln, em memorável discurso: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.” Esse tempo chegou! O povo tem mostrado sua bravura: Ninguém se vende, até porque gente não é mercadoria; Ninguém se convence com a farsa do uso de chapéu de paia querendo se assemelhar a pessoas humildes, o chapéu precisa de respeito, o homi deixou o chapéu; tentaram emplacar o Tio Luís não deu certo, apelaram com o Dida Tema o emblema Tema não funcionou; agora se encontra surfando em uma onda de devaneio o pobre Dida assistindo tudo desaguar!

A alternância do poder é sempre a solução mais viável para que a gestão pública caminhe de forma construtiva. O povo abriu os olhos para uma nova realidade. Dessa forma a maioria absoluta aprovam o projeto político do pré-candidato a prefeito Fernando Pessoa. O Deputado Fernando é dinâmico, operoso e trabalhado.

Venham todos ajudar construir a cidade dos seus sonhos.

TUNTUM PARA OS TUNTUENSES!

#QueroONOVO

 

sábado, 22 de agosto de 2020

#QueroONOVO

 Entre os riscos e rabiscos o desenho da imagem no centro do quadro eleitoral está ganhando forma, e sua aparência já ganha definição.

Observa-se a imagem de um jovem de 28 anos de idade; de pequena estatura e físico franzino; barba rala e bigode fino; sorriso espontaneamente sereno e reconfortante; boa argúcia. Acrescenta-se também a aparência, um Pequeno Gigante.

Cem por cento (100%), do povo de Tuntum não tem dúvida de quem tem essas características. A maioria absoluta diz que é o Deputado Fernando Pessoa, e levantam a #QueroONOVO; tem um grupo que sabe mas não quer dizer e uma minoria sabe mas não podem dizer.

O NOVO é portador do pendão da esperança; da liberdade; da pluralidade; da quebra dos velhos paradigmas; da construção de uma sociedade justa, livre e dona dos seus destinos; do respeito pelo direito; da ordem e progresso. O outro lado é mais conhecido que farinha de puba, nem pagando promessa pra São Longuim vai dar jeito.

Amigos e amigas é mudando que se pode caminhar rumo a formação de uma sociedade moderna e civilizada. É intolerável em um tempo hodierno o povo viver imerso em condições de favoritismo tão degradante. É preciso avançar olhando pra frente.

Portanto venha somar, esse torrão poderá se tornar um manancial fecundo onde todos desfrutariam dos bons feitos, e onde o sol  brilharia para todos.

Não se pode mais esperar, chega!

Vamos juntos, #QueroONOVO

 

 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

EM EVENTO APOTEÓTICO O GRUPO MULHERES EM AÇÃO FOI OVACIONADO NA VILA MATA

As manifestações de apoio ao Deputado Estadual, e pré-candidato a prefeito de Tuntum, tem sido inegavelmente fenomenal. As adesões se intensificam em quantidade e números absolutos que não cabe nem relativizar. Elas acontecem diariamente.

O Deputado Fernando Pessoa tem uma grande argúcia, é obstinado, é um líder natural. Não é à toa que tem sido aclamado por onde passa.

Ontem (18), foi à vez da Vila Mata aplaudir seu líder. A movimentação se estendeu por todo o dia, porém o evento foi iniciado às 19:00h.

Em um encontro organizado pelo grupo MULHERES EM AÇÃO junto a comunidade desse bairro, liderado pela Socorro e Deane [essa última cedeu o espaço para o evento], o pré-candidato Fernando ouviu atentamente as reivindicações dos comunitários que se deu em dinâmica de grupo. Algumas pessoas indicadas pelos comunitários, portando balões, se expressaram acerca dos pleitos. Os quais sejam: um poço artesiano, para resolver definitivamente o problema de água na localidade; uma praça, com adaptações para pessoas deficientes, para os idosos se juntarem a passeio e distrações, bem como os jovens desfrutarem de um espaço público adequado; um posto de saúde, com atendimento de primeiros socorros; e a ponte de acesso ao bairro, que vergonhosamente em quase trinta anos de oligarquia nada disso foi visto como necessidade para se ter uma vida digna. É importante ressaltar que esse acesso continua sendo feito nos métodos deixado por Pedro Álvares Cabral, por ocasião do descobrimento do Brasil. É mole ou quer mais!

O brilhante Deputado Fernando garantiu que essas reivindicações serão atendidas a contento, para o delírio dos presentes. E podem confiar senhores, o deputado sabe fazer. E tem mais, a praça terá iluminação de LED.

Esse encontro avivou a esperança desse povo que havia perdido a motivação de sonhar. Ao mesmo tempo refulgiu o sentimento de dias felizes que estão por vir.

A hora da mudança está chegando como as rosas da primavera que representam o puro amor.

 

Por aqui é só felicidade!

 

Ei você! Vem pra cá!




segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A PANCADA NÃO DOEU? DOEU SIM SINHÔ!

 

O reflexo da pesquisa da ESCUTEC divulgada ontem (16), onde apurou que o Deputado Fernando Pessoa seria eleito com 47% dos votos válidos, contra 38% do tio Luís, vulgo Dida Tema, candidato do atual prefeito de Tuntum, Cleomar, foi devastador. O grupo do prefeito ficou atordoado mesmo sabendo que não estão conseguindo emplacar um mínimo de crédito em seus palavrórios.

Esse resultado é tão verdade quanto o cantar do galo ao amanhecer. Porém, há de se reconhecer que para os adversários, a jogada é tentar enganar-se enganando o povo desacreditando os números. Pois, hão de saber, todos, que A PANCADA DOEU? DOEU SIM SENHOR!

Esse prefeito, Cleomar, se tornou um homem público pernóstico; é um remédio com a bula vencida; em quase três décadas de domínio não aprendeu nada continua reacionário desde o primeiro momento que se envolveu com política.

O povo cansou de seus arroubos.

No momento atual o diferente é que “agora ele encontrou a forma de seu pé”,

O Deputado Fernando “é osso duro de roer”. É mais duro que tucum sapecado!

Ademais o tio Luís, vulgo Dida Tema, é politicamente muito patético; como candidato, até o momento não disse a que veio. Se houvesse como encontrar uma saída honrosa seria melhor sair de mansinho e desistir, pois o Fernando tá doido para confrontá-lo em debate público para que ambos mostrem o que pretendem oferecer aos tuntuenses, que foram fadados ao fracasso nessa era oligarca.

Analisando os números da ESCUTEC não deixa dúvida que o candidato do Cleomar já estagnou, daqui pra frente vai entrar em queda livre. A luz vermelha já acendeu, o combustível está na reserva.

É um mau sinal!

domingo, 16 de agosto de 2020

A LIBERDADE SAI VENCEDORA!


Que a mentira tem pernas curtas, ninguém tem dúvida. Ela só prevalece enquanto a verdade não chega.

A mentira é corruptível, tendenciosa e insegura, pois muda conforme a conveniência.

A verdade é imutável, tenaz como o aço; inspira confiança e acabava com o trololó.

Eis o tira-teima chegando em tempo e desconstruindo a farsa imensurável, montada sem escrúpulos, para enganar a boa fé de cidadãos que buscam uma alternativa confiável e viável para colocar o município de Tuntum em um patamar merecido. O povo tem acreditado que o Deputado Fernando Pessoa reúne confiabilidade para essa nobre missão.

É bom registrar que, absolutamente, ninguém acreditou na patranha divulgada pelos desesperados, ontem (15), a não ser aqueles que sofrem da Síndrome de Estocolmo. Estes precisam recorreram à psicanálise. Coitados! Gastaram uns bons trocados com o foguetório. Ainda bem que são ricos, estão no topo da pirâmide por se apresentar como “SANGUE AZUL”. Só é ruim porque dinheiro não compra caráter!

 

Salve 16 de Agosto! A verdade prevaleceu.

 

A LIBERDADE VENCE OS AÇOITES!


 


sábado, 15 de agosto de 2020

NESTE MUNDO TUDO TEM FIM, INCLUSIVE ESSA VELHA OLIGARQUIA DE TUNTUM

A era Cleomar está em queda livre, e, deixa um legado de prepotência e subserviência. No apogeu desse domínio autocrático, criou-se uma espécie de califado onde se arvorava da supremacia de um califa perfeito.

 

Sempre desafiador, ousava tratar adversários [pessoas simples e humildes], com adjetivos jocosos se detratores expondo as pessoas de forma degradante e provocadoras.

 

Certa vez, por ocasião da inauguração da ponte do Campo Velho, o absolutista prefeito Cleomar, no afã da sua vaidade, aproveitou da sua fala para alertar ao povo que ainda era tempo de aderir pra seu califado se não fosse logo às portas poderiam se fechar,e caso alguém resolvesse, teria que ir de joelhos, pontou.

 

É importante entender que, nada melhor que um dia após o outro, o povo está indo mesmo, famílias e demais familiares, espontaneamente e conscientemente, mas para o lado do Deputado Estadual Fernando Pessoa. Este, sim, trata o povo com mesura e solicitude, não é à toa que o seu maior capital político é a credibilidade. Por isso, o Fernando é bom mesmo é de voto!

 

Portanto não adianta o pobre Tio Luís, vulgo Dida tema, coitado, se submeter a ilusionismo de seu biombo com pesquisas de fundo de quintal, foguetório e outras artimanhas nefastas, cujos resultados se revestem em apoio pro Fernando. Alguns até questionam como será chamado o candidato após as eleições, se tio Luís ou Dida Tema. Basta ver manifestações contra esse grupo que está em frangalhos e cita-se o abuso e total desrespeito do irmão do prefeito, o Cleber, fazendo um foguetório descomunal às 06h00min perturbando uma idosa de 85 anos enlutada pela perda de uma filha passados sete dias de seu falecimento. Pasmem!

 

Saibam o show pirotécnico não ilude; o foguete não vota; o povo cansou de demagogia; esse mesmo povo exige cidadania e não tratamento serviçal. É a nova história desse principado sendo reescrita. A partir desse marco histórico será assim: TUNTUM PARA OS TUNTUENSES!

 

A oligarquia está desmoronando, só vai restar uma montanha de escombros que será encaminhado à justiça.

 

Esse pagode vai ser bom!

 

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

“VICE É COMO RABO DE PAPAGAIO [pipa], NÃO SERVE PARA NADA. SÓ QUE SEM ELE O PAPAGAIO NÃO VOA”

Tem chamado a atenção de todos, em Tuntum, até mesmo dos súditos da casa mal-assombrada, à margem direita do piscinão; aqueles que estão na linha de frente pró-oligarquia... Sobre o misterioso pré-candidato a vice-prefeito da chapa majoritária.

Essa história dessa chapa vem se alongando e causando, dia após dia, um silêncio ensurdecedor nas hostes do atual prefeito de Tuntum, Cleomar. Esse grupo apostou todas as fichas no sobrinho do oligarca-mor desde o seu mandato antecedente ao atual, dando-lhe todos os atributos necessários, capaz de impelir notoriedade, mas tudo redundou em nada. O Super Secretário não emplacou.

 

De lá pra cá estão rodopiando diante de um monólogo que só as paredes ouvem! Diante desse mau prenúncio todos se olham atônitos sem respostas às perguntas que estão no ar, e, uma delas é se pode registrar uma chapa sem vice?Há uma enorme contradição nas entrelinhas: Se garantem que vão ganhar as eleições porque será que ninguém se atreve a ser vice? É como dizia o saudoso jornalista Renato Souza, “Me compre um bode siô!” O tio Luís, vulgo Dida Tema, é uma figura politicamente patética, sem vice nem candidato será. Alguns acreditam em milagre só que seu santo, ora donatário dessa capitania, tem sido um mau pagador de promessa. Ademais “VICE É COMO RABO DE PAPAGAIO [pipa], NÃO SERVE PRA NADA. SÓ QUE SEM ELE O PAPAGAIO NÃO VOA.”

Só um lembrete: Cuidado com pesquisas de fundo de quintal que, no desespero, vão tentar lhe empurrar goela a dentro!

Esse grupo está em frangalhos.

É o fim!

terça-feira, 11 de agosto de 2020

FUNDEB EM TUNTUM “OSTENTAÇÃO SEM LIMITES”

A Gestão Municipal de Tuntum maranhão no período dos anos de 2017 até 2020 exatamente no meado do ano em curso já ultrapassa os 97,4 milhões de reais, como mostra a tabela abaixo:


Sendo que os vencimentos dos contratados permanecem atrasados como de costume, e é rotineiro desde o inicio do ano 2017 vem sendo assim.

No mês 07 (julho) do ano em curso o município arrecadou mais de 2,3 milhões de reais, sendo que os servidores contratados do ano em curso permanecem com vencimentos em atraso, a tabela abaixo mostra detalhadamente os valores que o município arrecadou somente esse ano.


sábado, 8 de agosto de 2020

FANTASMAS MAIS O ROLO COMPRESSOR


Nas últimas três décadas, nunca houve um momento político tão reacionário como se tem vivido, nesses dias que antecedem a campanha eleitoral municipal. Com esses dois adendos, FANTASMAS MAIS O ROLO COMPRESSOR, a oligarquia absolutista tem subvertido a ética e os bons princípios que norteiam uma sociedade livre.

 

Fantasma tem um significado abstrato que infunde terror; esoterismo, ilógico(...) Falar de fantasma no passado era comum compelir o medo às pessoas. Já o rolo compressor no melhor sentido é usado para compactar o solo entre outros.

O povo não quer ser fantasma e sim empregos com direitos e deveres amparados por Leis, nem tampouco ser governado sob o jugo de tais opressores.

 

Mas a vida têm suas sinuosidades e aqueles que possui desequilíbrios idiossincráticos vão se valendo de tudo aquilo que é abjeto.

 

É bom lembrar, senhores, se o prefeito Cleomar vislumbrasse alguma chance de competitividade eleitoral não teria desistido do sobrinho que vinha sendo colocado diante dos holofotes desde o mandato passado. O Tio Luís, vulgo Dida Tema, coitado, está apenas sendo usado pelo seu biombo pernóstico. Como não existe nenhuma chance apelam para o vale-tudo, cujo desespero compartilhado com a  megalomania obriga a cometerem essas práticas nefastas.Tem mais um lembrete a ser dado em alto e bom som: Os agropecuaristas que perderam suas cercas e pastagens com o fogo ateado no lixão a céu aberto, estão torcendo que os dias se passem mais rápidos pra responderem nas urnas essa afronta.

 

Vale ressaltar que o povo está em completa observância e vai mostrar no dia 15 de novembro quem é soberano!É bom não esquecer que o poder emana do povo, Art. 1º Parágrafo único da Carta Magna.

 

Disse certa vez o Presidente Norte-Americano, Abraham Lincoln, em memorável discurso: “ Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo. “ Essa verbalização do Presidente está sempre atual e dela se vale o povo pra dar seu grito de liberdade. Portanto tentar comprar o povo pensando em fazê-lo de massa de manobra é dá um tiro no pé! Chega!

 

Destaca-se que auferindo a contagem do tempo FALTAM 100 DIAS PARA A LIBERTAÇÃO DE TUNTUM. Já o Tio Luís, vulgo Dida Tema, afirma que FALTAM100 DIAS PARA AOLIGARQUIA LEVAR UMA TACA HISTÓRICA.

Salve! Salve! O povo está pronto pra mostrar que é soberano!

 

“Arruma a mala aê que a rural vai arribar”

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIAS!


É oportuno rememorar esse debate já que estamos em ano eleitoral, a um passo das eleições municipais.

“Para conscientizar o eleitor sobre seu direito-dever de denunciar a compra de votos e alertar os eleitores a não negociá-los em troca de favores, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em parceria com outras organizações da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou a Campanha pelo Voto Cidadão.

Com slogans como “Candidato que compra voto não merece ser votado”e Voto não tem preço, tem conseqüência” a campanha visa explicar e orientar os eleitores sobre o que diz a Lei 9.840/99, que garante mecanismos de punição a práticas de abuso de poder econômico e compra de votos em campanhas eleitorais. A Lei diz que“ constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública,  desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive sob pena de multa e cassação do registro ou do diploma.”(Agência Senado)

Caro eleitor, você têm em suas mãos o instrumento precioso, soberano e democrático para decidir sobre o futuro de seu município, o VOTO. É com o sufrágio que você pode realizar seus sonhos e fazer outras pessoas sentirem-se felizes. Porém, pode ser uma bomba de grande poder de destruição se não for usado para eleger bons representantes, compromissados com a causa pública.

Precisa-se todos entenderem que o candidato que se propõe a comprá-lo, por qualquer meio, é porque não tem proposta séria e não quer assumir compromisso público, é um trapaceiro que quer apenas lhe ludibriar. Fuja dele! Denuncie, comprar votos é crime previsto em Lei.

Pensemos juntos: Aqueles que transgridem as Leis o que seriam capazes de fazer com qualquer um de vocês?

Fica o alerta: VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIA!




terça-feira, 4 de agosto de 2020

A REDENÇÃO DO SERTÃO, TUNTUM


Cresce exponencialmente o entusiasmo do bravo homem do Sertão,na busca de uma perspectiva que lhe proporcione dignidade e cidadania.

Euclydes da Cunha ressaltou, em seu livro Os Sertões (Campanha de Canudos), uma das frases emblemáticas da Literatura Brasileira “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.”

Na verdade, o sertanejo é uma figura lendária nesse mundão de meu Deus. É um homem obstinado que não foge à luta, de jeito nenhum. Nesse momento figuram entre os mais exaltados por uma mudança radical, nos métodos nefastos, conduzidos por uma oligarquia que vai do nada à lugar nenhum.

O sertão tuntuense é formado por grandes povoados, sendo sua  população  a segunda do município ficando atrás somente da sede.

Nessa zona rural existem muitas famílias tradicionais que sonham com o desenvolvimento e o progresso: Escolas de qualidade; estradas; postos de saúde, com atendimento básico; água, ou seja, coisas factíveis que todas comunidades deveriam usufruir... Cuja presença do poder público é fundamental para  que os sertanejos possam empreender melhor seus mecanismos de produção.

Esses bravos “cabra da peste”,  como disse  o rei do baião, Luiz Gonzaga, em suas mais lindas canções, têm como base econômica a agricultura e pecuária ambas extensivas.

Com a grande mudança que todos acreditam que virá, com o expurgo desses políticos aproveitadores e sem compromisso com o povo, o sertão verá A SUA REDENÇÃO e será um celeiro de prosperidade. Pois cada raio do sol e cada gota de orvalho será mais producente que o ouro de Ofir; [sobre Ofir há passagens bíblicas]. Haja maravilha!

É um novo tempo que está próximo. Chega de ouvir mentiras, chega de corrupção, chega de demagogia!

O sertanejo não pensa em outra coisa é  só na mudança histórica. Nelson do Nanxi e família, foi um dos precursores da mudança que está se aproximando, viva o São Lourenço! Com o mesmo entusiasmo veio o Sérgio do Nanxi, Sônia e outras lideranças; viva o São Joaquim! Com grito de liberdade vieram Batata, Teixeira, Anildo, Edilsone descerrou a placa da edificação da honorabilidade o impávido Galego da Santa Rosa e dona Nice, o Galego não é moleza e é um homem inspirador.

Em nome dessas lideranças do Alto Sertão saúda-se todos aqueles que acreditam no projeto do Deputado Fernando Pessoa. Não tenha dúvida que a conjuntura será um marco histórico na história de Tuntum.

É relevante informar que as obras eleitoreiras do prefeito Cleomar, segundo populares, serão desmoronadas nas próximas chuvinhas das mangas e caju.

Portanto não se deixe enganar e,
Vem Prá Cá. Aqui é só alegria!

Viva o sertão! Viva os sertanejos!

terça-feira, 28 de julho de 2020

O HOMEM DO CHAPÉU DE “PAIA”


O chapéu é milenar cuja origem data do ano 2000 a.C., idealizado na Antiga Grécia como objeto de proteção da cabeça nas freqüentes viagens. Com o passar de incontáveis gerações o chapéu foi ganhando novas formas, atavios e popularidade. Na atualidade é comum o uso indumentário do chapéu de palha em apresentações culturais e outros hábitos, os quais, são mais dominantes no meio das pessoas simples e menos aquinhoadas.

Essa base da pirâmide social sempre é o alvo daqueles políticos inescrupulosos por achar que a necessidade domina seus instintos naturais, os tornando presas fáceis para massa de manobra. O olhar desses políticos frios e calculistas diante dessa camada social é fugaz tal qual o olhar de um gato ladrão.

Tomem cuidado, senhores!

O golpe começa com um tapinha nas costas; abraços e beijos nas crianças, depois suspende e a coloca aos ombros; entra casa a dentro, do pobre, e toma uma xícara de café do bule que tá esquentando encostado nas trempes com brasa; por fim, com gestos de compadrio toma-lhe o CHAPÉU DE “PAIA”, coloca na cabeça e sai cheio de usura e espreita.

Olhem aos redores e vejam O HOMEM DO CHAPÉU DE “PAIA”, velho oligarca, que não tá nem aí para o funcionalismo público municipal, incluindo os contratados; nem aí para o lixão a céu aberto, a menos de 2 km da periferia da cidade, emitindo alto índice de poluentes microbianos na cidade e arredores; nem aí para a construção de um matadouro obedecendo critérios técnicos e ambientais além de desonerar o preço da carne; nem aí para enxugar a folha de pagamento expurgando fantasmas e reclassificando quem trabalha com salários justos em dia; nem aí pra reverência aos mortos e suas famílias limpando e estruturando os cemitérios onde jazem em sono eterno; nem aí para tudo ... É um descalabro total!

Esse seu doutor ainda se dá ao luxo de pôr um CHAPÉU DE “PAIA” na cabeça, esbanjando um devaneio incomum e tentando transparecer um homem do povo. Esse gesto não engana mais ninguém. O chapéu já foi símbolo de nobreza: Charlie Chaplin, notável comediante britânico, usava chapéu compulsivamente.

Portanto deixe de engalobar o povo!

O chapéu merece respeito!




quinta-feira, 23 de julho de 2020

IRREVERÊNCIA AOS MORTOS



É indescritível a insensatez de certas pessoas cuja atividade é voltada para a política. A política é uma ciência social focada no sentido de governar.

Os cargos políticos são transitórios e têm responsabilidades com as coisas públicas, haja visto que, nos primórdios, a ideia de Estado surgiu da necessidade de se criar um organismo para cuidar das pessoas.

Muitos confundem que aquilo que é público não tem dono, bem como, aqueles que estão ocupando cargos são verdadeiros donos. Você,gestor público,que se arvora tanto fique certo que tudo que é público só tem um dono, o povo.

Todos os dias se faz um olhar panorâmico sobre essa gestão,oligarca de Tuntum,com o intuito de mostrar à população alguma coisa plausível e para decepção de todos o que se ver é “a ponte do rio que cai”; são escolas abandonadas; é o funcionalismo público municipal sendo tratados como barnabé; é os contratos discriminados com salários atrasados, e, sem seus direitos reconhecidos; é coisa que não acaba mais!

Ademais, é chocante vê um vídeo onde mostra o cemitério Aroeira  completamente tomado pelo mato. Veja a narrativa do interlocutor:


 - “Olha aí, aqui é o cemitério de Tuntum, o prefeito não tem coragem de roçar, passa a semana todinha gastando dinheiro com foguete, se aqui precisar morrer alguém vai ter que vir um dia antes pra fazer as aredas, agora pra querer tomar terreno dos ôto, tava fazendo o pique pra tomar terreno dos ôto, o que é o principal qui fazer é vir roçar pelo meno entre os túmulo ele não tem coragem de fazer. Quer eleger o sucessor dele. Tá vendo aí a situação do cemitério. Se você quiser vir você tem que trazer um facão bem amolado se não não tem condição de você entrar aqui no cemitério.” (depoimento por escrito do vídeo)

É notável a perplexidade dessa pessoa simples que fez esse desabafo nesse vídeo. Na verdade todos aqueles que têm seus entes queridos lá sepultados,gostariam que fossem melhor reverenciados por toda a posteridade até a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo, no dia do arrebatamento.
Os cemitérios devem ser mantidos bem limpos e bem estruturados!
                 Não é por falta de dinheiro, veja abaixo essa licitação, uma delas.
É preciso se abster da IRREVERÊNCIA AOS MORTOS!



terça-feira, 21 de julho de 2020

IMAGEM DO DIA, SEMPRE ASSIM!


Tristes realidades! Varias reformas já foram feitas neste local (RUA FREDERICO COELHO) e nada resolvido... Brincar mesmo de fazer reforma nas ruas e avenidas de TUNTUM MARANHÃO. Segundo que foi repassado ao editor desta pagina, há meses que vem incomodando com mau cheiro se que moradores podem ficar em suas portas... Como sempre digo AQUI É TUNTUM MARANHÃO CIDADE QUE TUDO PODE!



SORRISO AMARELO


No decorrer de uns dez dias atrás, vazou um anúncio de “pé de ouvido”, que Tuntum teria uma surpresa revolucionária, a ser anunciada, na segunda-feira (20). Esse dia é estratégico para quem quer contar com o aglomerado de pessoas que costumeiramente vão à feira a negócios.

O povo ficou apreensivo e o cochicho contagiava a todos, pois, o segredo era de causar inquietação.

A animosidade poderia ser comparada a chegada, do engenheiro aeroespacial norte-americano Neil Amstrong, à lua, em 1969.

Por fim chega “o grande dia, o dia D”!Não passou de espetáculo pirotécnico de uma claque ilusório, ao fundo sonoro, uma gravação do prefeito Cleomar anunciado um programa “Aqui tem Obra”.

A graça não pegou, o que se viu mesmo foi os mais animados com o SORRISO AMARELO estampado no rosto, tipo aquela piada contada sem graça que as pessoas sorriem para agradar o interlocutor.

Ora, minha gente, pasmem! Tá na cara que esse espetáculo não passa de engodo. Se quisesse trabalhar teriam feito o matadouro que foi desativado pelo MP por não ter condições mínimas de higiene para funcionalidade; se quisesses trabalhar teriam edificado as pontes do Mil Réis; se quisesse trabalhar teriam resolvido o problema do lixão, localizado a menos de 2 km, da periferia da cidade que vem sendo alimentado inclusive com rejeitos hospitalares, por décadas; se quisesse trabalhar manteria o pagamento do funcionalismo público municipal em dia além de salários justos; é bom lembrar que os contratados também têm seus direitos previstos em Lei.
Se fosse elencar apenas a obra estruturante passaria um mês!

Dito isso, infere-se, portanto que o sonhado dia “D”não passou de uma lorota queestampou no rosto dos participantes um forçado SORRISO AMARELO.

Senhores, o tempo de amarrar cachorro com linguiça já passou, se querem um Tuntum pujante,

#VemPraCá!


segunda-feira, 20 de julho de 2020

O PEQUENO GIGANTE


A verbalização desse paradoxo traz a compreensão conotativa de atributos incomuns. __Como pode um pequeno ser gigante! O inverso vai na mesma direção, porém, é como diz o dito popular: “Tamanho não é documento”.
No regionalismo político maranhense, precisamente, nos meandros da microrregião do Alto Meariam e Grajaú o jovem empresário Fernando Pessoa, domiciliado em Tuntum-Ma.entra para sua primeira disputa ao cargo de Deputado Estadual, na eleição passada, conquistando nas urnas expressiva votação. Conseguiu superar com folga até velhos políticos que apregoam não conhecer derrota.
Antes, havia participado do Comando de Campanha do atual prefeito de Barra do Corda com êxito singular e notoriedade. Sempre se destacando, tendo participação profícua, na política, e agora com o mandato de Deputado Estadual, nesse momento enseja alçar ao pódio de O PEQUENO GIGANTE.
Homem de estatura pequena, mas grande nos ideais o jovem Deputado Fernando Pessoa, pré-candidato a prefeito de Tuntum, está fazendo a diferença. Não tenha dúvida que sua generosidade e simplicidade será um marco renascentista na história política dessa cidade, pois, da sede ao Sertão; dos bairros aos rincões o sentimento de esperança está cravado no peito de cada homem; cada mulher; cada jovem e cada criança. É o povo unido por dias melhores.
O PEQUENO GIGANTE não veste armadura na hora de lutar, sua única arma com potencial garantidor da vitória, em combate aos arroubos, é o seu sorriso e sua genialidade.
O Mil Réis chamou ontem (19), e o Fernando chegou junto e segue em festa por todo o dia de hoje, domingo. É alegria que não acaba mais! Esse bairro tem grande percentual populacional, precisa de políticas públicas pra melhorar a qualidade de vida de sua comunidade; tem grande trafegabilidade por todas as artérias adjacentes, e, é ligado ao Centro por uma ponte de madeira que vem sendo remontada desde a emancipação. Parece a “Ponte do Rio que Cai”. Espera-se que num futuro próximo seja demolida para dar lugar a uma outra edificada com concreto. A comunidade do Mil Réis precisa e a cidade merece.
Juntos:
#AMUDANÇA
#ÉAGORA








sábado, 18 de julho de 2020

MULHERES EM AÇÃO


Sexta-feira (17), às 19:00h,deu-se início ao encontro de uma FRENTE DEMOCRÁTICA DE MULHERES, de Tuntum, na residência do casal, o Eminente Deputado Estadual Fernando Pessoa e sua esposa Érika Costa Pessoa, objetivando discutir assuntos atinentes ao momento político. Foi um momento insólito! A esperança viva contagiou a multidão! O entusiasmo alçou as estrelas!
Dizia o renomado cantor e compositor Chico Buarque de Holanda: “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Quando fustigadas não choram...” Eis que essa frente, formada por mulheres obstinadas, entram em campo de batalha empunhando, no seu ser, o alusivo pendão com o lema MULHERES EM AÇÃO. Salve! Salve!
Compareceram a esse encontro mais de trezentas mulheres e foi coordenado pela senhora Érika Pessoa, mulher auspiciosa, de ações irrepreensíveis no enfrentamento aos desafios, com equilíbrio e persuasão.
O ponto auto desse encontro se deu nas convergências de engajamento na campanha e nos novos conceitos que servirão de base para implementação de uma metamorfose no âmbito de uma provável gestão municipal.
O foco foi e sempre será ouvir o povo, cumprindo dessa forma o que versa A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL:
Art.1º parágrafo único. Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Outrossim, ressalta-se, o povo será trazido para o centro dos debates, em ulteriores oportunidades, para manifestar  seus pleitos.
Nesse sentido as mulheres deram a largada a uma série de eventos que acontecerão à posterior.
Observamos ainda que:
#AMUDANÇA
#ÉAGORA